Zimbabwe News Update

🇿🇼 Published: 16 December 2025
📘 Source: Jornal Notícias

AS viaturas movidas exclusivamente à energia eléctrica passam a estar isentas do pagamento de direitos aduaneiros em Moçambique, após a aprovação, em definitivo, pela Assembleia da República, da proposta de lei que altera a pauta aduaneira e as respectivas instruções preliminares. Falando no Parlamento, a ministra das Finanças, Carla Louveira, explicou que, com a revisão aprovada, “as viaturas unicamente com motor eléctrico passam a ser importadas à taxa de direitos aduaneiros zero”, contra os actuais 20 por cento, sublinhando que a decisão visa incentivar a adopção de soluções ambientalmente sustentáveis. Segundo Louveira, estas reformas estão alinhadas com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE) 2025–2044, cujo Pilar II reforça a implementação de políticas comerciais externas, com enfoque na internacionalização de produtos e empresas nacionais.

No âmbito da revisão da pauta aduaneira, a ministra esclareceu que o Governo pretende, igualmente, actualizar o quadro legal nacional ao Sistema Harmonizado de Codificação e Designação de Mercadorias, na versão de 2022, aprovada pela Organização Mundial das Alfândegas. Moçambique continua a utilizar a nomenclatura de 2017, o que torna necessária a sua actualização para garantir a conformidade com os parceiros internacionais. A proposta aprovada introduz ainda os calendários de desarmamento tarifário previstos nos acordos internacionais de que o país é signatário, nomeadamente o Acordo de Parceria Económica com a União Europeia, o APE com o Reino Unido e a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

Relativamente à ZCLCA, Louveira explicou que Moçambique já submeteu a sua oferta tarifária e que a revisão da pauta garante a harmonização necessária. Com o desarmamento previsto, as taxas aduaneiras serão reduzidas de forma gradual, passando, por exemplo, em 2026, para níveis entre 1,7 e 17 por cento, até atingir tarifa zero em 2033. A ministra garantiu que a proposta não introduz aumentos de taxas, limitando-se a ajustamentos técnicos destinados a assegurar o alinhamento com os compromissos regionais e internacionais, bem como a incentivar a importação de veículos eléctricos. Com a aprovação na generalidade e especialidade, o diploma entra agora na fase final da tramitação legislativa.(AIM)

📖 Continue Reading
This is a preview of the full article. To read the complete story, click the button below.

Read Full Article on Jornal Notícias

AllZimNews aggregates content from various trusted sources to keep you informed.

📰 Article Attribution
Originally published by Jornal Notícias • December 16, 2025

Powered by
AllZimNews

By Hope