Zimbabwe News Update

🇿🇼 Published: 19 December 2025
📘 Source: O País

A Liga Moçambicana de Futebol decidiu pôr fim ao Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola, na sua edição de 2025, ainda com jogos por disputar. Através de um comunicado, a LMF alega que tomou a decisão em virtude de os contratos dos jogadores terem expirado a 30 Novembro e, já com a União Desportiva de Songo campeão nacional, não haver motivos para a continuação dos jogos. É uma decisão inédita no futebol moçambicano, com jogos e jornadas ainda por disputar, em que a organização do campeonato nacional de futebol decide encerrar a prova.

Num comunicado de imprensa, a Liga Moçambicana de Futebol anuncia o fim do Moçambola 2025 a 18 de Dezembro do presente ano, ou seja, nesta quinta-feira. Neste contexto, segundo a Liga Moçambicana de Futebol, e “aliando à época desportiva ora compartilhada pela Federação Moçambicana de Futebol, cujo término é de 20 de Dezembro de 2025”, houve outras nuances que contribuíram para o fim prematuro do Moçambola, nomeadamente o facto de os contratos dos jogadores com os seus clubes terminar a 30 de Novembro, por isso “não vemos espaço da continuidade das jornadas em falta”. Outrossim, a Liga Moçambicana de Futebol diz reconhecer e agradecer o esforço do Governo, patrocinadores, parceiros públicos e privados, clubes associados e a Federação Moçambicana de Futebol, no apoio prestado para a realização da presente época desportiva do Moçambola.

E esclarece que “estamos cientes que esta época desportiva foi atípica e, como gestores do Moçambola, junto aos nossos parceiros, tudo faremos para propor aos clubes associados e a todos interessados pelo Moçambola o melhor modelo para a edição 2026, tendo em conta a actual conjuntura do país”. O Moçambola 2025 devia ter 26 jornadas disputadas por 14 equipas, mas teve apenas 24, sendo que a Associação Desportiva de Vilankulo cumpriu todas elas, mas as outras realizaram menos jogos, com destaque para o Desportivo de Nacala, que fez apenas 20 jogos, bem como a União Desportiva de Songo, Ferroviário de Lichinga, Baía de Pemba, Chingale de Tete, Ferroviário de Nampula e Desportivo da Matola, que fizeram 22 jogos. Black Bulls, Ferroviário da Beira, Ferroviário de Maputo, Costa do Sol, Ferroviário de Nacala e Textáfrica de Chimoio jogaram 23 partidas na competição.

📖 Continue Reading
This is a preview of the full article. To read the complete story, click the button below.

Read Full Article on O País

AllZimNews aggregates content from various trusted sources to keep you informed.

📰 Article Attribution
Originally published by O País • December 19, 2025

Powered by
AllZimNews

By Hope