Zimbabwe News Update

🇿🇼 Published: 01 February 2026
📘 Source: O País

Ficou reaberta, desde a tarde de hoje, a circulação de viaturas na estrada entre Chissano a Chibuto, permitindo-se a ligação entre o Sul e o resto do país, contornando a cidade de Xai-Xai, que ainda se encontra com focos de alagamento e ainda intransitável. As autoridades procuram formas de resolver a situação no troço entre Chicumbane e cidade de Xai-Xai, no baixo Limpopo, que ainda não permite a circulação. Uma boa nova para os automobilistas e passageiros que ficaram muitos dias retidos em Maputo, quando tinham como destino outros pontos do país, sem no entanto terem formas de seguir pelas vias alternativas criadas pelo Governo, nomeadamente o navio que ligava a capital do país ao Porto de Chongoene, ou através do comboio que fazia o trajecto Maputo a Magude.

É que este domingo foi reaberto o troço entre Chissano, na EN1, até o distrito de Chibuto, depois de quase duas semanas de interrupção devido às inundações na região Sul do país, que provocaram o corte da Estrada Nacional Nº. 1, inundou a cidade de Xai-Xai quase que por completo. Com a reabertura da via Chissano a Chibuto, na EN220, fica novamente garantida a ligação entre a cidade e província de Maputo com o resto do país, contornando a cidade de Xai-Xai, no seguimento da EN1, ainda intransitável.

Assim, a ligação entre os dois pontos do país é feita através da EN1, entrando pelo cruzamento para Chibuto, no caso no troço EN220, entre Chissano e Chibuto, seguindo pela EN102, que liga Chibuto a Chongoene até a estrada EN1, e vice-versa para quem faz o sentido Norte-Sul do país. Trata-se de uma via considerada estratégica por restabelecer a ligação rodoviária entre o Sul e o Norte de Moçambique, servindo como alternativa crucial após as interrupções causadas pelas fortes chuvas e cheias que afectaram a Estrada Nacional Número 1. A reabertura da via, que tem um troço de 39 quilómetros, é fundamental porque outros pontos da EN1, como a zona de Anguluzane, na cidade de Xai-Xai, que ainda enfrentam restrições ou estão intransitáveis.

📖 Continue Reading
This is a preview of the full article. To read the complete story, click the button below.

Read Full Article on O País

AllZimNews aggregates content from various trusted sources to keep you informed.

📰 Article Attribution
Originally published by O País • February 01, 2026

Powered by
AllZimNews

By Hope